domingo, 24 de janeiro de 2010

Dalí e a Maçonaria?

Antes eu apenas suspeitava, agora confirmei. Apesar de não ter achado nenhuma referência (ainda) sobre Salvador Dalí ser maçom ou ter participado de alguma forma na maçonaria, o quadro abaixo possui vários símbolos e elementos da própria maçonaria ― ou, senão, é o elemento em si ― ou, ainda, a maçonaria é tão universal, que acaba aparecendo nas coisas da vida ― ou vai saber...

Vejam:


Dalí's Hand Drawing Back the Golden Fleece in the Form of a Cloud
to Show Gala the Dawn, Completely Nude, Very, Very Far Away
Behind the Sun (stereoscopic work, left component), 1977

 O Código Dalí

1. Acácia - Ou “mimosa”, representa a imortalidade, a inocência e a pureza, além da segurança e a certeza. Foi um ramo de acácia que os companheiros de Hiram encontraram em seu túmulo improvisado. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura ― de acordo com os maçons e outros esotéricos. Pesquisando pela internet, encontrei um site maçom usando a palavra também para referir-se à figura da Mulher, de forma poética:

"A verdadeira acácia é aquela que contribui para a melhoria de sua família, da nossa Loja Maçônica e da sociedade em geral, e se diz presente sempre que a colaboração a chama. Para que isto seja ainda melhor, basta que todas as acácias estejam conscientes da sua necessária participação e estarem sempre prontas, quando convocadas, para participar de algum evento, seja festivo ou filantrópico (principalmente) e de forma decisiva trabalhar em prol do bem estar social das classes menos favorecidas da nossa sociedade, pois só assim teremos um mundo melhor."* 

"A mulher, acima de tudo, é MÃE. E não há palavra mais bela, mais suave e mais plena de conteúdo que lábios humanos sejam capazes de pronunciar; ao mesmo tempo pequena e imensa, significa o consolo da aflição, a luz na desesperança, a força na derrota; é o peito onde reclinamos nossa cabeça, a mãe que nos abençoa, o olho que nos protege. [...] A mulher para nós, MAÇONS, é a maior estrela brilhante neste universo."* 

2. Avental - Símbolo do trabalho Maçónico. Os aprendizes e companheiros usam avental branco sem qualquer ornamento. Existem obediências em que os companheiros usam avental branco, bordado com a côr do rito. Os mestres usam avental branco, bordado com a cor do rito (azul ou vermelho), com letras/símbolos da mesma cor da banda.


Avental Companheiro Maçom

3. Bode - A figura do bode, segundo muitos sites maçônicos, hoje em dia não passa de uma brincadeira para denominar os próprios maçons, entre eles, mas sua origem remete a uma prática muito antiga, do povo judeu, que trata-se do dito bode expiatório. "Dois bodes eram levados, juntamente a um touro, ao lugar de sacrifício [assassinato] como parte dos Korbanot do Templo de Jerusalém. No templo, os sacerdotes sorteavam um dos bodes. Um era queimado em holocausto no altar de sacrifício com o touro. O segundo tornava-se o bode expiatório, pois o sacerdote punha suas mãos sobre a cabeça do animal e confessava os pecados do povo de Israel. Posteriormente, o bode era deixado ao relento na natureza selvagem, 'levando' consigo os pecados de toda a gente, para ser reclamado pelo anjo caído Azazel." Por isso maçons foram chamados de bodes, em referência ao trabalho em segredo e silêncio, devido à perseguição sofrida no passado. » para saber mais



4. Colunas - Símbolo dos limites do mundo, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do ativo e do passivo.




5. Compasso - Representa a justiça e a exatidão, símbolo do espírito, do pensamento, do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas.

6. Esquadro - Resultado da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Simboliza a moralidade. O esquadro também pode fazer referência ao quadrado, ao número quatro ou à própria terra. Quando unido ao compasso, emprega a função de salientar a importância da associação indispensável e fundamental entre o mundo espiritual e o mundo material.



7. Espada - Acessório muito usado nas cerimônias maçônicas, a espada é o símbolo do poder, autoridade e emblema dissipador das "trevas da ignorância", além de ser o símbolo do Verbo, do pensamento ativo transmitido pelo iniciado. Nas reuniões de banquetes ritualísticos, é o nome que se dá à faca.

8. Lua - A mulher também pode ser representada pela lua. Como reflexo do Sol, simboliza a vida e a saúde. Símbolo do feminino, da instabilidade, da mudança, da imaginação e da sensibilidade.

9. Degraus - Maçonicamente, subindo são as dificuldades para a vitória das idéias e o esforço despendido para se chegar à “Luz”; descendo é a facilidade com que podemos cair na imperfeição ou vício.



10. Delta - É o triângulo luminoso. Também chamado de Triângulo Fulgurante, representa na Maçonaria o Supremo Criador de todas as coisas, cujo olho luminoso é o Olho da Sabedoria e da Providência, que observa tudo que vê e provê. Ele simboliza também, os atributos da Divindade: Onipresença, Onividência e Onisciência, que o verdadeiro maçon tem como lembrete divino de sua suprema relevância para sua vida. Não sendo efetivamente uma religião, a Maçonaria compreende e reverencia todas as crenças e cada crente maçom pode ter no Delta Luminoso a representação de todos os sentimentos de religiosidade. Ele é como uma lembrança para uma advertência permanente e solene, traduzida pela compreensão fraternal, que não procura sobrepor a importância de qualquer religião em particular, às demais profissões de fé. Delta significa a quarta letra do alfabeto grego, e também é o emblema da Tri-unidade, assim como o primeiro polígono.

Há muitos outros símbolos que podem ser descobertos (ou criados) nesse quadro. Vai da imaginação de cada um, e de qual prisma será utilizado. Ops, alguém aí falou em prisma?

Curiosidades: Dalí co-escreveu um filme de Luis Buñuel, em 1930, chamado L'Âge d'or, o qual foi citado por um site maçônico por ter feito menção à maçonaria em um determindado momento do filme. Pode não significar nada, mas seu outro quadro, Leda Atomica, sim.

Fontes:
O Bode Expiatório
O Bode na Maçonaria
Símbolos Maçônicos
Simbologia Maçônica [2]
Dicionário da Maçonaria
Acácia, Símbolo da Imortalidade


2 comentários:

  1. Conhece outros quadros que tenham mais simbolos maçonicos? Ja observou o Bacchanale?

    hugodalazoana@hotmail.com .`.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.