quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Matrix e Avatar (semelhanças)

atenção: SPOILERS

Avatar e Matrix: Os mitos se repetem

Abaixo estão 11 semelhanças que encontrei entre os filmes Matrix e Avatar, recém-lançado nos cinemas:

1ª A figura do Herói renascido

Em ambos os filmes, os heróis renascem a partir de uma descrença, uma frustração perante a si mesmos e à "sociedade". Neo, que por um momento pensou não ser o escolhido, depois acabou o sendo. Com Jake aconteceu o mesmo, renascendo das cinzas, duas vezes.

2ª Trinity viu, Grace viu

Se lembrarem do final dos dois filmes, perceberão que as duas personagens (Trinity e Grace, a cientista) viram a última realidade; a primeira de Matrix, a segunda de Pandora.

3ª 5 predecessores

Em Matrix, houve 5 predecessores ou "Messias", de acordo com a conversa de Neo com o Arquiteto. Em Avatar também, segundo conta Neytiri a Jake Sully, apenas 5 voaram com Toruk Macto.

4ª Realidade "alternativa": controle de corpos

Ambos os filmes apresentam o conceito de personagem, Avatar, e de realidade "alternativa". Incorporação. O que é o real? Somos o que fazemos.

5ª Matrix = Eywa?

Assim como em Matrix, Eywa é uma consciência maior que engloba todas as consciências "menores". Segundo o filme, somos todos avatares de Eywa assim como todos somos programas da Matrix. Astros de um mesmo universo, células de um mesmo organismo.

6ª Moat e Oráculo

Moat, mãe de Neytiri e líder espiritual de Omaticaya, assemelha-se com Oráculo, "mãe" da Matrix, pela sua liderança e sabedoria feminina e intuitiva.

7ª Armas, Tecnologia

Os dois filmes possuem um arsenal incrível de armas e tecnologia. Essa não é uma semelhança tão considerável assim, hoje em dia´, já que isso é explorado em dezenas de filmes.

8ª Batalha entre humanos e máquinas

Apesar de que em Matrix o lado das máquinas não era necessariamente "mal", nos dois filmes houve uma batalha entre "humanos" e "máquinas".

9ª Trinity e Neytiri

Além da semelhança dos nomes, Trinity levou Neo a Zion assim como Neytiri levou Jake a Pandora. Aqui ela também fez o papel de Morpheus, como seu próprio tutor.

10ª A colher não existe.

O destino não é predeterminado. Não existe receita secreta do Kung Fu Panda, nem mágico do Mágico de Oz. Ambos agiram por conta própria, a partir de suas próprias decisões, escrevendo o destino com suas próprias mãos.

11ª Mensagem de esperança

A mensagem que senti, com o final dos dois filmes, foi uma mensagem de esperança. A espera de um mundo melhor. O céu verde de Matrix, o olho aberto de Jake Sully.


E você, o que viu?


Para ler:
Avatar não é o Patamar: Uma Reflexão (Também) Abolicionista

4 comentários:

  1. Loan,
    Pô, tenho que assistir Avatar...
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir amanhã o filme e faço um comentário das minhas percepções. Pelo que vi no trailer a idéia de realidades é bem semelhante a Matrix.

    ResponderExcluir
  3. As maquinhas de matrix sao iguais do avatar

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.