terça-feira, 6 de abril de 2010

Japão lança carro elétrico no Brasil

do site da eBand
tecnologia@eband.com.br





18.03.2010 - O Japão lançou, nesta semana, no Brasil, o primeiro carro elétrico produzido em larga escala no mundo. O I-Miev não possui motor de combustão porque é movido a bateria. Não precisa de óleo, passa por trechos com água como um carro comum, e chega a 130 quilômetros por hora. Além de não emitir gases poluentes, o I-Mev vai diminuir a poluição sonora.

Não é protótipo, nem conceito, ele é um carro real, feito para pessoas comuns dirigirem nas ruas da cidade. O veículo elétrico pode ser carregado em tomadas comuns. Para uma tomada de 110 voltas são necessárias 14 horas de abastecimento; em uma de 220 volts é preciso sete horas. Com a bateria cheia, o carro pode rodar 160 quilômetros.

Mas o carro pode ser carregado também em um sistema chamado Quick Charge,uma estrutura de abastecimento que deve estar disponível em postos de combustível, supermercados e shoppings.

Atualmente, o I-Miev é produzido e vendido no Japão pela Mitsubishi, onde custa R$ 80 mil. Mas com os subsídios do governo o preço cai para R$ 50 mil. No Brasil, onde o carro popular custa em média R$ 25 mil, o elétrico vai ser uma raridade. Com taxas de importação e impostos altíssimos, o modelo não sairia por menos de R$ 130 mil.

O carro deve chegar ao mercado europeu até o final do ano. Os brasileiros terão de esperar dois ou três anos.


Incentivo para carro elétrico

Energiahoje.com

25.03.2010 - O governo deve aprovar nos próximos meses, a desoneração fiscal para carros elétricos e usinas elétricas movidas a energia do lixo, antecipou nesta quinta-feira (25/3) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante evento no Rio. A medida fará parte da meta de reduzir até 2020, cerca de 36% das emissões de poluentes na atmosfera.

Durante a política de redução do IPI, o governo já havia aprovado desoneração diferenciada para veículos flex. Em janeiro, as vendas de veículos flex somaram mais de 172 mil unidades, um crescimento de 5% ante igual mês do ano anterior. De acordo com dados da Associação Nacional Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de carros bicombustíveis no primeiro mês do ano representaram 90% do total de automóveis comercializados no período, mesma representatividade apurada em 2009.


GM apresenta conceito elétrico de 2 lugares na China
Previsão é de que o EN-V esteja nas ruas nos próximos 20 anos

Agência AutoInforme (WebMotors)

26.03.10 - A GM está apresentando em Shangai, na China, o carro-conceito elétrico EN-V, com dois lugares. O modelo está sendo exposto no pavilhão que a empresa ocupará de maio a outubro na World Expo ao lado de sua joint-venture chinesa, SAIC Motor Corp.

O EN-V (veículo elétrico conectado à rede) tem um sistema que vai poder se comunicar com outros carros com a finalidade de facilitar o tráfego em grandes cidades. O carro tem bateria de Litiun, capaz de percorrer 40 km com uma única recarga.

O veículo ainda está em fase de projeto. A previsão da empresa é de que o EN-V deva estar nas ruas nos próximos 20 anos.

Para Alan Taub, vice-presidente global de pesquisa e desenvolvimento da GM, mais do que um novo conceito de carros elétricos "o EN-V é uma reinvenção da experiência automotiva nas grandes metrópoles".


Carro elétrico a bateria à venda no Brasil
Compacto, muito econômico, confortável e com isenção do IPVA em alguns estados, o REVA já tem representante comercial no país

abve.org.br

05.09.08 - A CAM Brasil, associada da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico traz ao mercado brasileiro o carro elétrico a bateria Revai.

O veículo, reconhecido internacionalmente -- Prêmio de Montecarlo de Mobilidade Sustentável (2005), Prêmio de Veículo mais Ético no Reino Unido (2005), Prêmio de Veículo mais Respeitoso com o Meio Ambiente no Reino Unido (2005 e 2006) e Prêmio de Melhor Veículo Urbano no Reino Unido (2006 e 2007) --, circula nas ruas o Reino Unido, Índia, Grécia, Espanha e de outros países.

Este elétrico a bateria pode ser recarregado em qualquer tomada elétrica 127V ou 220V, como um celular. Ideal para cidades, o Revai pode atingir 80 km/h e rodar 80 km com uma recarga completa da bateria. Com aproximadamente 4h de recarga, a bateria atinge 80% de sua capacidade; com 8h a recarga se completa. O custo por km rodado é cerca de quatro vezes menor que o de um carro convencional.

A tração é nas rodas traseiras por um motor de indução AC trifásico de 13 kW. Compacto, tem 2,63 m de comprimento, 1,32 m de largura e 1,51 m de altura. Características de projeto e dispositivos no veículo garantem atendimento aos padrões de segurança automotivo, mecânico elétrico europeu. Itens de conforto incluem ar condicionado e clilmatizador de assento.

Com adaptação interna, pode também ser utilizado, além de transporte de pessoas, para serviços de manutenção e pequenas entregas em frotas de empresas que operam em âmbito urbano.

A Cam é a representante comercial dos veículos Reva na América do Sul.

Mais informações com David Ferraz no e-mail carroeletrico@cambr.com.br ou telefone (21) 2702-8184.

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