sábado, 25 de setembro de 2010

Nova regra: Pessoas ricas que reclamam estar sendo vilipendiadas deveriam ser vilipendiadas

Por Bill Maher,
24 de setembro de 2010

Tradução não-oficial: Leandro Costa

Nova Regra: O próximo sujeito rico que publicamente reclamar sobre estar sendo vilipendiado
pela administração do Obama deve publicamente ser vilipendiado pela administração do Obama. É tão difícil para alguém dizer a outra pessoa o que constitui estar "rico" ou que taxa de impostos é "bastante", mas eu fiz alguns cálculos que indicam que, considerando o buraco em que esse país se encontra, se você está ganhando mais de um milhão de dólares por ano e está reclamando sobre um aumento de 3.6% na taxa, então você definitivamente é um filho da mãe ganancioso.

E sejamos claros: é 3.6% apenas para ganhos acima de $250 mil -- seus primeiros 250 "ainda são pela casa". Agora, nessa semana tivemos algumas terríveis notícias: que um em cada sete americanos estão vivendo agora abaixo da linha da pobreza. Mas eu quero apontar-lhe um americano que está verdadeiramente sofrendo: Ben Stein. Você conhece Ben Stein, o cara que ficou rico porque quando ele fala parece tão chato que chega a ser engraçado. Ele teve um game show no Comedy Central, faz comerciais de colírio, não acredita em evolução? Isso, esse babaca. Eu apelidei-o de Ben - então, no outro dia Ben escreveu um artigo sobre seu problema. Seu problema como uma pessoa rica enfrentando a perspectiva de uma taxa de impostos um pouquinho maior da margem. Especificamente, Ben disse que quando ele terminou de pagar seus impostos e seus agentes, ele ficou com apenas 35 cents por cada dólar que ele ganhou. O que é chocante, Ben Stein tem um agente? Eu não sabia que Broadway Danny Rose ainda estava trabalhando.

Ben queixa-se em seu artigo sobre como ele trabalhou por cada dólar que tem - se por trabalho você se refere a ficar dizendo a palavra "Bueller" em um filme 25 anos atrás. O que não me incomoda nenhum pouco, mas é que em um tempo em que as pessoas na América estão desesperadas e você está farreando nos dólares promovendo algum sórdido programa de Crédito Livre ponto-com... talvez você não deveria estar nos pedindo simpatia. Ao invés disso, você deveria ajoelhar-se e agradecer a Deus e/ou Ronald Reagan que você foi sortudo o bastante para nascer num país onde um pária inútil que não contribui absolutamente para nada na sociedade pode de alguma forma conseguir se encontrar na margem superior da alíquota tributária.

E você é bem-vindo para vir ao show quando quiser.

Agora eu consigo escutar alguém lá fora dizendo, "Vamos lá, Bill, não seja tão duro com Ben Stein, ele faz bastante serviço de voiceover, e esse é um trabalho duro." Ok, é verdade. Ben é dificilmente a única pessoa rica nesses dias chorando que nem um bebê que caiu de sua cadeira de balanço. Na semana passada, o prefeito Bloomberg de New York reclamou que todos seus amigos ricos estão bastante chateados com o malvado Presidente Cagão: Ele disse que todos eles dizem a mesma coisa: "Eu sabia que eu iria ter de pagar mais impostos. Mas eu não esperava ser vilipendiado(a)". Pobres bilionários -- eles simplesmente não conseguem dar um tempo.

Primeiro de tudo, longe de serem vilipendiados, nós socorremos vocês - vocês querem dizer que deveríamos dar todo o dinheiro e ainda beijar as suas bundas também? Isso é Hollywood que vocês estão pensando. FDR [Franklin D. Roosevelt], ele sabia como vilipendiar; esse cara, não tanto. E segundo, vocês deveriam ser vilipendiados - porque vocês são os vilões! Tenho certeza que muitos de vocês são pessoas muito legais. E tenho certeza que muitos de vocês são babacas. Em outras palavras, vocês são pessoas. Mas vocês são os vilões. Quem vocês pensam que acabaram com todos os empregos, destruíram as uniões e trocaram trabalhadores por imigrantes desesperados e adolescentes da China. Joe the Plumber?*

E agora, enquanto nós temos déficits de trilhões de dólares, Republicanos estão mantendo a América refém de uma causa para preservar os cortes de impostos de Bush, que beneficiam os 1% mais ricos, a maioria deles mortos. Eles dizem que nós precisamos manter os impostos dos ricos em níveis baixos porque eles são os criadores de empregos. Eles não são. Eles estão mais para economizar dinheiro através de fusões e sub-contratação de serviços e mão-de-obra barata de imigrantes, e passar o desemprego para vocês.

Americanos pensam que pessoas ricas devem ser brilhantes; não - apenas impiedosas. Meg Whitman está se candidatando para Governadora lá fora, e seu súplico para a fama é: ela iniciou o e-Bay. Sim, Meg explorou o Zeitgeist [espírito da época], o zeigeist da necessidade desesperada de milhões de americanos em conseguir alguns poucos dólares trocando suas porcarias inúteis da garagem. O que é o e-Bay senão um grande comércio comunitário virtual que você pode visitar sem colocar suas roupas?

Outro dos meus favoritos, a Parlamentar Michele Bachmann disse, "Eu não sei onde eles irão conseguir todo esse dinheiro, porque nós estamos ficando sem pessoas ricas nesse país." De fato, nós temos mais bilionários aqui no E.U.A. do que em todos os outros países dos dez-mais combinados, e sua riqueza cresceu 27% no último ano. A sua cresceu? A verdade é, existe apenas duas coisas que os Estados Unidos não está ficando escasso: Pessoas ricas e bullshit [ladainha]. Essa é a verdade: Quando você aumenta a taxa levemente na riqueza, isso obviamente não destrói a economia -- nós sabemos disso, porque nós acabamos de fazê-lo -- lembram-se dos anos 90? Não faz tanto tempo. Você provavelmente estava ouvindo música grunge, ou brincando de magia. Clinton mudou a margem superior da alíquota de 36% para 39% -- e longe de falhar, a economia correu tão bem que ele teve tempo de ter seu pênis lavado.

Até 39% não é alto nos padrões históricos. Sob Eisenhower, o máximo na taxa de imposto foi 91%. Sob Nixon, foi 70%. Obama apenas quer trazer de volta para 39 -- apenas mais três pontos para o muito rico. Não de volta para o 91 ou 70. Três pontos. E eles ficaram loucos. Steve Forbes disse que Obama "acredita no seu interior que as pessoas... acima de um certo ganho tem mais do que deveriam ter e que muitos provavelmente já conseguiram isso por meios vis." Os quais tiveram. Steve Forbes, é claro, teve sua fortuna honestamente: ele herdou-a de seu alegre pai coletor-de-ovos, amigo gay de Elizabeth Taylor, que herdou de seu pai. É claro então que eles chiam pelo imposto de herança, como o governo pegou 55% quando o papai morreu -- o que significa que você ainda tem 45% para fazer nada mais do que o início da sua vida como o sêmen do seu pai.

Nós não odiamos pessoas ricas, mas tenham um pouco de humildade sobre como o conseguiram e parem de reclamar. Talvez o pior reclamão de todos: Stephen Schwarzman, 69º lugar na lista da Forbes dos americanos mais ricos, comparou o aumento dos impostos pelo Obama a "quando Hitler invadiu Polônia em 1939." Uau. Se Obama fosse Hitler, Mr. Schwarzman, acho que a taxa de impostos seria o menor dos seus problemas.

Fonte: Bill Maher blog

Um comentário:

  1. Tenho uma dica para terem sucesso. Como multiplicar seu dinheiro ano após ano com um risco controlado? Fundo de investimento (www.stanwoodinvestments.com), foi assim que Warren Edward Buffet se iniciou...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.