sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sacanagem nas manchetes

Já faz tempo que presto atenção nisso. Sempre existiu, mas parece que ultimamente têm aumentado o número desse "tipo" de manchete no país. É a famosa (?) manchete falsa, ou manchete sacana. Porque a manchete por si só não é falsa, mas usa da ambiguidade de suas palavras para atrair leitores a clicarem em suas matérias, para depois então descobrirem que "não era bem isso" afinal. Abaixo vão alguns exemplos recentes:

Ator de "O Virgem de 40 Anos" é condenado por esfaquear namorada

Lembram-se do ator de "O Virgem de 40 Anos"? Isso! Aquele mesmo... Mas qual? Exato. A manchete não diz qual ator foi condenado e o leitor, inconscientemente, tende a associar o acusado ao ator principal, que não é o verdadeiro acusado. O ator, no caso, não é o Steve Carell (ver foto abaixo), mas um coadjuvante que nem se encontra no elenco principal, Shelley Malil.

Steve Carell, inocente

Shelley Malil, real acusado


Ex-BBB Dicesar diz que vai processar companhia aérea por preconceito

Quando se clica na notícia, verifica-se que Dicesar não estava falando sério e, sim, fez apenas uma piada por ele ser drag queen e ter recebido a poltrona 24.



George Michael divide ala com pedófilos e estupradores, diz jornal

Quando se entra na notícia, descobre-se que George Michael foi preso por dirigir sob efeito de drogas e, de fato, está em uma ala com pedófilos e estupradores. Contudo, está mantido em uma cela individual, isolado dos demais presos. A situação dele não está muito bonita, de qualquer forma.

"O tabloide conta que Michael foi recebido com festa na prisão e passou a sua primeira manhã no local ouvindo presos das celas vizinhas cantarem os seus sucessos, como "Freedom" (liberdade)."



--

São várias manchetes ambiguas. Por incrível que pareça, isso não é "jeitinho brasileiro" apenas. É um hábito comum em diversos jornais pelo mundo. Quando eu achar mais matérias assim, vou colocando aqui. Por enquanto, fiquem com essa de 2008:

Peixe comedor de pênis deixa pescadores preocupados na Nova Zelândia


Comedor de pênis? Não! não é esse pênis que você está pensando...

"Animal que migrou da Austrália se alimenta de órgão sexual de moluscos.
Ambientalistas acreditam que peixe pode reduzir população de cracas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.