Escutei uma frase hoje que expressa bem algo óbvio e tão velho.
"Socialism never took root in America because the poor see themselves not as an exploited proletariat, but as temporarily embarrassed millionaires."
Socialismo nunca fez raíz na América porque os pobres vêem a si mesmos não como um proletariado explorado, mas como milionários temporariamente desconcertados. -- John Steinbeck
Essa frase me lembra do filme "Eles Vivem" (Nós Dormimos). As pessoas vêem a TV (o glamour, a falsa beleza e a miséria da alma) e sintonizam-se com essa frequência sem ao menos pensar (grande). Adquirem um paradigma totalmente ilusório de tudo - de tudo o que são e o que somos - e esquecem da realidade aqui fora (ou lá dentro). A mesma tragédia acontece nas faculdades com os calouros "ingênuos" que passam por todo tipo de humilhação e estupidez pra quê? Pra nada. Apenas por pensarem que "um dia" poderão fazer o mesmo com os "seus" calouros e assim estarem "dominando" pessoas. Que espécie de pensamento doentio é esse? - que, aliás, é o da maioria das pessoas? Chefes e funcionários. Professores e alunos. Homens e mulheres; Mulheres e homens. Adultos e crianças. Humanos e animais.
Até quando? - desde quando...
idéias, textos, poesias sob(re) a mente
"[...] sussuro sem som, onde a gente se lembra do que nunca soube," G.R.
sábado, 26 de março de 2011
Milionários temporariamente constrangidos
Marcadores:
contos,
sabedoria popular - ou não,
vida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.