sábado, 26 de março de 2011

Milionários temporariamente constrangidos

Escutei uma frase hoje que expressa bem algo óbvio e tão velho.

"Socialism never took root in America because the poor see themselves not as an exploited proletariat, but as temporarily embarrassed millionaires."

Socialismo nunca fez raíz na América porque os pobres vêem a si mesmos não como um proletariado explorado, mas como milionários temporariamente desconcertados. -- John Steinbeck

Essa frase me lembra do filme "Eles Vivem" (Nós Dormimos). As pessoas vêem a TV (o glamour, a falsa beleza e a miséria da alma) e sintonizam-se com essa frequência sem ao menos pensar (grande). Adquirem um paradigma totalmente ilusório de tudo - de tudo o que são e o que somos - e esquecem da realidade aqui fora (ou lá dentro). A mesma tragédia acontece nas faculdades com os calouros "ingênuos" que passam por todo tipo de humilhação e estupidez pra quê? Pra nada. Apenas por pensarem que "um dia" poderão fazer o mesmo com os "seus" calouros e assim estarem "dominando" pessoas. Que espécie de pensamento doentio é esse? - que, aliás, é o da maioria das pessoas? Chefes e funcionários. Professores e alunos. Homens e mulheres; Mulheres e homens. Adultos e crianças. Humanos e animais.

Até quando? - desde quando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.