quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Tempo e a Qualidade

Pesquisando em alguns cds de backup antigos, descobri, guardado entre arquivos, este texto escrito em 2004 e que eu nem me lembrava de que havia feito. O tempo realmente prega peças.

O Tempo e a Qualidade de vida

Leandro Loan
12/2004

O tempo, que é uma concepção abstrata, pode ter muitas definições assim como pode ser relacionado de várias formas. Hoje em dia, no mundo moderno, vemos que a maioria das pessoas vivem numa relação de inconformismo com o tempo. Essa conduta é prejudicial, e é uma das maiores causas do 'stress', que vem abalando milhares de pessoas de vários países.

Desde os primórdios da civilização, o homem tenta controlar e manipular o tempo. A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, acentou-se essa tentativa, afim de obter índices de produção cada vez mais altos. Na famosa 'correria do dia-a-dia'; na competição injusta entre os homens [e as mulheres]; na exploração que ocorre nas grandes e até nas pequenas empresas; na perspectiva materialista que transforma o dinheiro em fim e não meio como realmente deveria ser. Essa alienação distancia-nos da nossa verdadeira essência. Uma essência que é fruto da Terra, que possui seu próprio tempo, seu ritmo biológico. Nessa corrida contra o 'tempo', desmatamos florestas, danificamos o solo, poluímos os rios e a atmosfera e, assim, reduzimos nossos recursos de sobrevivência. Escravo da ganância, o homem acaba por ser manipulado pelo próprio tempo.

Estudos da cronobiologia, disciplina científica que trata dos ritmos biológicos, mostram que alterações nestes [ritmos] podem ser muito prejudiciais ao homem, causando distúrbios de vários tipos. Um exemplo disso está no 'horário de verão', quando distúrbios como mau-humor, insônia e até depressão podem facilmente ser encontrados em muitas pessoas.

O stress pode ser uma forma de resposta ou aviso do corpo à preocupação excessiva da mente, assim como as mudanças climáticas que percebemos ultimamente no planeta são as respostas aos abusos por parte do homem. Se respeitarmos o tempo biológico, cuja essência é muito mais profunda do que imaginamos, veremos que a natureza 'trabalha' ao nosso favor, a favor de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.