quinta-feira, 5 de maio de 2011

A formiguinha

O vídeo abaixo mostra um garotinho lamentando a morte de uma formiguinha. Vejam que curioso:



Além da curiosidade, algumas coisas me chamaram bastante a atenção no vídeo. 1 - O gesto das mãos quando ele diz a primeira "formiguinha"... achei muito bonito - ao fazer um movimento amplo, deu-me a entender que não é só aquela formiguinha a quem está se referindo, mas a todas as formigas; Depois, ao invés de agredir o irmão, 0:13, ele o abraça - contrariando a reação normal "esperada" - sendo compassivo. 2 - Por que a maior parte das mães (e pais) de youtube sempre falam que nem idiotas com seus filhos? 3 - No 1:38 ele faz um trítono. Pode parecer uma aleatoriedade, mas quando escutei pela primeira vez logo marcou-me. É o penúltimo "formigui(lá) nha(ré#)". Fiquei cantando o intervalo também, imitando-o. O que é o trítono?

O trítono é um intervalo musical de quarta aumentada:

"Os gritos de guerra (Sluarg Gaurm-Slogan) refletem um arquétipo musical, proferido em um intervalo que corresponde a uma quarta aumentada (Dó, Fá sustenido), um intervalo que geraria medo no inimigo; os chineses denominam tal intervalo como Jwei-Pin, os hindus o empregavam em rituais noturnos, e os ocidentais reconhecem que tal intervalo tem um aspecto angustiante, inquietante e desagradável. Esse intervalo chegou a ser proibido pelos musicistas religiosos católicos, que o denominavam Diabolus In Musica, e foi empregado por Berlioz na "Sinfonia Fantástica" e por Wagner nos momentos mágicos de suas óperas com simbolismos maçônicos.

Esse intervalo de três tons, o Trítono, como entre fá e si, em efeito inverso ao da oitava, enquanto a oitava é estável, o trítono é instável, baseado na relação 32/45 pulsos melódicos (Wisnik, 1999, p. 82, 83) e tal corte separa, divide, desune, dissolve, o solve da alquimia, a função do diabolus. Por tal efeito psíquico o trítono é proibido no canto gregoriano como o símbolo da dissonância, do desacordo, da discordância e rebelião, sendo censurado, calado, evitado, omitido, esquecido a força, negado, reprimido, ausente – in absentia."
*

Pura coincidência - ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.