quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Eles vivem - They live (1988)

They Live ("Eles vivem") é um filme de ficção sobre a existência de extraterrestres vivendo no meio de nós, disfarçados de seres humanos mas com um plano secreto, dominar a raça humana. Além da superfície do roteiro, da super ficção envolvida, gostei da mensagem de "trás" do filme. O protagonista me lembrou muito Rambo, Charles Bronson ou até mesmo Ben, do Full Throttle - aquele que resolve as coisas ao seu modo, e rápido. Mas a vida não é um filme, e "nem sempre" as coisas se resolvem ao nosso modo, ou rápido. Os filmes, aliás, até mostram o destino dos durões - às vezes. Atrás de um western moderno, entretanto, e precursor de Matrix e outros, está uma boa crítica aos valores consumistas contemporâneo(s).

0:34 - Sente o blues.....


SPOILER - Algumas frases da estória me chamaram bastante a atenção pela forma com que foram colocadas. Algumas até me lembraram de Waking Life *, o filme.


- Eu não gosto que ninguém me siga a não ser que eu saiba o motivo.
- E eu não gosto de seguir ninguém, até descobrir aonde ele está indo.


- Deixa isso pra lá, cara. Não é da minha conta, e nem da sua. [...] Eu tenho um serviço agora, e eu pretendo mantê-lo. Estou andando na linha branca o tempo todo, não incomodo ninguém e ninguém me incomoda. Você deveria começar a fazer o mesmo!
- A linha branca está no meio da pista. Esse é o pior lugar para se dirigir.


Regra de ouro: Aqueles que têm o ouro fazem as regras.

"Às vezes quando eu assisto a TV, eu deixo de ser eu mesma. Eu sou uma estrela das séries, ou tenho o meu próprio Talk show, ou eu estou nas manchetes saindo de uma limousine, indo a um lugar imporante. Tudo o que eu tenho fazer é ser famosa. As pessoas me assistem, e elas me amam. E eu nunca envelheço, e eu nunca morro."

Em sua sociedade repressora, somos seus cúmplices involuntários. Suas intenções de domínio baseiam-se na aniquilação de nossa consciência. Fomos jogados dentro de uma trama. Eles nos fizeram indiferentes. Para nós mesmos, para os outros. Estamos focados em nossos próprios interesses, apenas. Eles estão à salvo enquanto não são descobertos. Esse é o seu principal método de sobrevivência. Mantendo-nos dormindo, fazendo-nos cada vez mais egoístas, mantendo-nos sedados.

Eles vivem, nós dormimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.